domingo, 27 de março de 2011

Contradições do sistema capitalista

Para além da contradição entre os capitalistas e os trabalhadores, que se traduz em antagonismo e luta de classes, existe contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e a propriedade privada dos meios de produção que leva a desemprego crónico e a crises económicas cíclicas.
O desenvolvimento das forças produtivas, possível através da investigação cientifica e da descoberta de novas técnica, permite o aumento da produção de bens que deveria implicar preços mais baixos, mas os capitalistas, como detém os meios de produção e os circuitos comerciais e querem defender a estrutura classista da sociedade, só investem onde e quando o investimento é produtivo, não onde é necessário, e como detém o monopólio dos circuitos comerciais não permitem que os preços baixem, mantendo-os artificialmente elevados.
O desenvolvimento tecnológico permite produzir mais e com menor incorporação de força de trabalho humano, mas esta boa notícia não tem qualquer efeito prático, bem pelo contrário, porque, ao invés de se aumentar o tempo de lazer dos trabalhadores e de se reorganizar o mundo do trabalho, despedem-se trabalhadores e mantém-se as exigências em relação aos que ficam. Por isso, “a automação que tem o potencial de libertar a humanidade do domínio da necessidade e de abrir as portas do domínio da liberdade é vista como uma ameaça pela classe trabalhadora.”*
*Martha E. Gimenez, Marxism and Feminism, Originally Pulblished in Frontier: A Journal of Women's Studies. Vol 1, No 1, Fall, 1975.

Sem comentários:

Enviar um comentário